Total de visualizações de página

Ministérios com a Palavra

Levitas do SenhorNm. 08




É lamentável ver nos dias de hoje, homens e mulheres que se auto intitulam “levitas” da igreja, sem saber na íntegra o que realmente é ser um levita. No texto acima vemos que não é bem assim, que ser levita não é ser somente músico, mas sim servo. Lembrando que o termo levita para o ministério de louvor não é errado, pois é um trabalho que se faz na igreja. Mas se ser levita é ser servo, quer dizer então que a pessoa que realiza qualquer atividade relacionada ao culto, também é levita. No Velho Testamento, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças.
Muito tempo depois, Davi que era compositor e músico inseriu a música como parte do culto, então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9.14-33; 23.1-32; 25.1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Entre eles havia porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5.13; 34.12).
Jamais poderei esquecer um dia desses em que a faxineira da igreja, compartilhou comigo um sonho, ela me disse que queria ser levita. Então eu disse que ela já era levita, ela servia na igreja, limpando o templo, ou seja, era uma levita e não sabia, a diferença é que ela não estava em evidência no ministério de louvor, mas era levita. Os olhos daquela mulher se encheram quando ouviu isso.
E pensar que tem muito “artista gospel” que não sabe que ser levita é ser servo. O levita da Bíblia, em quem devemos nos espelhar, não era levantado para ser servido, mas para servir com humildade e temor no coração, em um ministério onde quem deve aparecer é somente Jesus. Como disse João Batista em João cap. 03 – 30, “ É necessário que ele cresça e que eu diminua”.
Triste é ver os verdadeiros shows gospel na igreja, e quando ao terminar o culto os “levitas” nem sequer cumprimentam os outros. Vão embora correndo. Misericórdia!!!
Muitos deles não sabem que não há diferença entre aquele que canta e aquele que limpa o chão da igreja, todos são servos. E o serviço que agrada a Deus, é aquele feito com amor, não importa se cuidando das crianças, servindo água para o pregador, ligando o som, limpando o chão, tocando ou cantando. Que façamos com excelência um bom serviço.
                                                             
Redação Eliane Nunes – Ministério de Louvor – 27/02/11


Nenhum comentário:

Postar um comentário